• SolidSteel

AGITADOR MAGNÉTICO COMO FUNCIONA?

Atualizado: Mai 4



AGITADOR MAGNÉTICO PARA QUE SERVE?


O nome do agitador nos deixa bem claro a função básica do equipamento, porém, como será que ele executa essa função? Será que é simples?


A principal função do agitador dentro de um laboratório seria agitar soluções através de uma barra magnética, sendo seu diferencial realizar a "mistura" com rapidez e velocidade constante.


Importante ressaltar que para o agitador magnético é recomendado que as amostras utilizadas no equipamento não sejam muito viscosas, para que se mantenha a força eletromagnética no imã do equipamento e assim se mantenha sua potência padrão.


Sabemos agora sua principal função, porem como você deve imaginar, existem outras funções para o se usar o agitador, por exemplo: Manter uma solução homogênea, misturar ou incorporar pós em líquidos de maneira homogênea, manter uma amostra com sua temperatura ambiente, etc.


COMO FUNCIONA O AGITADOR MAGNÉTICO?


É importante saber como os nossos equipamentos funcionam, para caso eles deem problema ou até mesmo por curiosidade, o funcionamento do agitador magnético assim como sua função é simples, um imã acoplado a um motor elétrico geralmente em formato de círculo. Simples né?

Esse imã, gira uma barra magnética que é colocada dentro da amostra, essa por sua vez, vai por meio do seu movimento de giro, misturar a amostra dentro do Becker.

A velocidade em que essa barra vai se mover é definida pelo profissional que a estiver usando.

Agora caso você esteja se perguntando como essa barra magnética é inserida dentro da amostra, basicamente existem dois métodos para isso, você poderia colocar a barra magnética diretamente na amostra, porém existe o risco de corrosão, então para se evitar isso, existe um revestimento de teflon que na maioria das vezes é utilizado para se evitar essa corrosão. A fato de curiosidade a barra magnética é composta por um pedaço de Alnico que é composto de ferro (Fe), Alumínio (Ai), Níquel (Ni) e Cobalto (Co), que é altamente magnético.


Veja o vídeo demonstrativo :


BARRA MAGNÉTICA E ALTA VISCOSSIDADE NA AMOSTRA


Duas coisas importante para todo o profissional que for utilizar nossos agitadores magnéticos da SolidSteel, o primeiro quanto a barra magnética, é recomendado que durante todo o processo de mistura da amostra dentro do equipamento alguém esteja por perto, principalmente quando é necessária uma velocidade de giro maior, ocorre o risco da força magnética que “prende” a barra magnética ao imã do equipamento não consiga manter a barra fixa ao lugar, então essa barra pode sair do eixo e acabar batendo nas paredes do Becker.

Quando a viscosidade da amostra, o principal motivo para recomendar que se utilize amostras com baixa viscosidade é que, quanto maior essa viscosidade mais difícil é para que a barra magnética gire, com isso perdendo força até mesmo em velocidades menores, desta forma a barra também se desprende do imã com mais facilidade.


CURIOSIDADES


O agitador magnético foi patenteado por Arthur Rosinger, a 6 de junho de 1944.






Quer saber mais sobre nossos Agitadores magnéticos, acesse no site https://www.solidsteel.com.br/agitadores e baixe nossos catálogos.


Já sabe o que precisa? Peça já seu orçamento: https://www.solidsteel.com.br/contato

Ainda não conseguiu encontrar o que precisa? Entre em contato com nosso time de vendas: https://www.solidsteel.com.br/contato


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo