• SolidSteel

ÁGUA DESTILADA PARA LABORATÓRIO

Atualizado: Mar 23



A água é essencial para a vida, sendo um dos principais elementos que precisamos para sobreviver, sendo assim encontra por toda a natureza. Porém, a água que consumimos está repleta de impurezas que nos fazem mal. Para que esta água seja consumida pelos humanos e utilizada em processos industriais e laboratoriais, é necessário que ela seja purificada.


A água possui vários níveis de pureza, cada um desses tipos é indicado para um tipo de uso e consumo. O processo de destilação da água é o processo mais próximo da limpeza absoluta da água. Um dos principais usos para a água destila é exatamente para aplicações laboratoriais.


Na sua casa, você provavelmente tem o costume de ferver a água antes de usa-la, para eliminar todas as impurezas. Quando você esquenta a água para o café, e a água entra em ebulição, o vapor vai saindo e se o fogo não for desligado, a água vai evaporar completamente e restará apenas pequenos resíduos sólidos.


Agora, imagine capturar esse vapor e resfria-lo. Ele retornaria ao seu estado natural, voltando a ser um líquido, a diferença que agora ele estaria sem as impurezas antes presentes. O processo de destilação da água é praticamente igual, porém para que isso seja possível, é utilizado um destilador.



Destilador de água tipo Pilsen: como funciona e para que serve?

Dentro de um destilador de água tipo Pilsen, o processo que ocorre é o seguinte, a água é levada pelo tubo do equipamento até a caldeira que fica na parte superior, uma vez o liquido estando lá, o processo de ebulição se inicia. Após a água virar vapor por meio deste processo de ebulição, o vapor decorrente deste processo é condensado (processo que resfria o vapor até retornar a um líquido) convertido em um líquido purificado e sem microrganismos e impurezas.


E qual a função da água destilada?

A função é simples, em laboratórios é necessário que os reagentes e misturas sejam os mais puros possíveis, sendo assim, a água destilada é essencial para a realização desses processos. Porém apesar de ser purificada, a água destilada não é 100% limpa de sais minerais, pois o processo por mais que seja muito eficaz, não é capaz de realizar uma separação completa.


Posso beber água destilada?

A água destilada como foi dito anteriormente, é um processo que geralmente é utilizado para o uso laboratorial e experimental, porém não existe risco em consumi-la, entretanto, pelo fato de o processo de destilação eliminar grande parte dos sais e mineiras, ela perde o fator nutritivo, sendo assim, o consumo não é contra indicado, mas também não é mais saudável que o consumo da água normal.



Quer saber mais sobre nosso destilador, acesse no site https://www.solidsteel.com.br/destilador e baixe nossos catálogos.


Já sabe o que precisa? Peça já seu orçamento: https://www.solidsteel.com.br/contato

Ainda não conseguiu encontrar o que precisa? Entre em contato com nosso time de vendas: https://www.solidsteel.com.br/contato


0 comentário

SOLIDSTEEL - Todos os direitos reservados 2019